Com uma grande variedade de ervas disponíveis a escolha pode parecer desafiadora, contudo você pode deixar-se guiar pelo sabor que te agrada, o aroma que te encanta e a facilidade de cultivo.

Algumas ervas são mais resistentes e estimulam a vontade de semear, dentre elas temos: tomilho, manjericão, hortelã, alecrim, orégano e salsinha.

Com a escolha feita saiba um pouco mais sobre estas variedades e sua forma de cultivo:

 

Alecrim

Cultivo – Plante as mudas em solo de granulação arenosa em ambientes muito iluminados. O alecrim tolera solo pobre e seco, mas em solo adubado seu crescimento é maior. Cuide para ter uma rega moderada, ele não gosta de muita água.

Na cozinha – Suas folhas podem ser usadas para temperar pães, tubérculos, arroz, aromatizar azeite ou para fazer chá.

 

Hortelã

Cultivo – A hortelã gosta de solo úmido e fértil, podendo ser cultivada em locais ensolarados ou meia sombra. Cresce e espalha-se com facilidade, sendo melhor cultivá-la em vasos.

Na cozinha – Utilizada em pratos árabes, como quibes e saladas, pode acompanhar sobremesas, sucos e chás.

 

Manjericão

Cultivo – Plante o manjericão em solo bem drenado e úmido em local de grande luminosidade. Pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo.

Na cozinha – Ótimo para saborizar risotos, molhos,…, Como seu sabor fica acentuado com o cozimento, é indicado o seu uso apenas na finalização dos pratos.

 

Orégano

Cultivo – O orégano gosta de muita luminosidade, devendo receber luz solar direta por algumas horas diariamente. O solo deve ser bem drenado, fértil e mantido levemente úmido.

Na cozinha – Berinjela, abobrinha, feijão e saladas fazem um par perfeito com esta erva.

 

Salsinha

Cultivo – A salsinha deve ser cultivada em solo adubado e bem drenado, podendo ficar no sol ou a meia sombra.

Na cozinha – A salsinha pode ser utilizada em saladas, feijões, ensopados, legumes,…

 

Tomilho

Cultivo – O tomilho gosta de terra arenosa, bem drenada e não precisa de muita água. Deve ser plantado a meia sombra.

Na cozinha – Saladas, pastas, ensopados, marinados e molhos.

 

Se gostou desse artigo, leia também…

 

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo para uso pessoal, mencionando os créditos para “Fonte: Anah Locoselli, espacoflordeluz.com.br”. A reprodução para outros fins sem o expresso consentimento da autora é proibida.